Governança e compliance, um dos pilares da MVPAR, integram o conceito ESG

O conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança são os conceitos abordados pelo ESG. A sigla que resume as palavras Environmental, Social e Governance é um conceito que não pode mais ficar de fora de qualquer segmento, principalmente quando o assunto é investir no futuro.

A responsabilidade social, a preocupação com o meio ambiente e a adoção das melhores práticas de governança devem ser prioridades na gestão. O conceito á aparece em pesquisas recentes do mercado até mesmo como critério na escolha de investidores.

Estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG), por exemplo, mostra que as companhias que têm boas práticas nesses campos apresentam resultados melhores a médio e longo prazo. Mas o que significa cada sigla e como as empresas podem aplicar o conceito na prática.

Em tradução-livre, o termo corresponde a “meio-ambiente, social e governança”, que são práticas fundamentais para serem aplicadas.

Environmental

Environmental (Ambiental), como o termo sugere, se refere às práticas ambientais. Reflete diretamente em como a empresa reduz o impacto ambiental, além da preocupação e ações relacionadas a questões como aquecimento global e emissão de carbono; eficiência energética; gestão de resíduos; poluição e recursos naturais, por exemplo.

Social

Em relação à letra S, de Social, o termo se refere a como a empresa respeita os seus parceiros, clientes, colaboradores e funcionários em uma relação de transparência e apoio. Os temas envolvidos passam pela inclusão e diversidade; direitos humanos; engajamento dos funcionários; privacidade e proteção de dados (com a recente entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo); além de políticas e relações de trabalho e das relações com a comunidade.

Governance

E para complementar, Governance (Governança) é como a companhia adota as melhores práticas de gestão corporativa. A governança consiste em um sistema de gerência das empresas que têm a transparência como objetivo principal.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), define a governança corporativa como um sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

Na MVPAR Real Estate, a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa fazem parte do DNA da empresa. Isso reflete em investimentos seguros e rentáveis e a fazer parcerias sólidas e duradouras. Converse conosco e venha entender mais como nossa empresa funciona e aplica na prática o conceito de ESG.

pt_BRPortuguese